segunda-feira, 21 de junho de 2010

Saiba como conseguir um visual punk Fanzine da década de 70 é um verdadeiro manual do estilo rebelde que marcou para sempre a moda com tachas e alfine

  Reprodução
Fanzine publicado em 1977 é um achado com dicas de moda e estilo para leigos e experientes em busca de um visual punk

Quer aprender a ser punk? É fácil! Surgiu no site russo Kompost - e se espalhou rapidamente pela internet - a cópia de um fanzine de 16 páginas publicado na Los Angeles de 1977. Trata-se de um manual de estilo completo, cheio de dicas de moda e de beleza, para guiar leigos e familiarizados na jornada em busca do visual rebelde que já na época deixava sua marca nos Estados Unidos.

Em meados dos anos 70, começava a crítica social do movimento punk na Inglaterra. As principais bandas que marcaram esse estilo foram Sex Pistols, The Clash e Ramones, mas muito além da música, o punk marcou para sempre a moda com calças skinny rasgadas, cabelo moicano, as botas Dr. Martens, muitas tachas e alfinetes, como você viu aqui.

O Fanzine Punk Rock - The New Wave of Sound & Style, escrito por Marliz, foi lançado nos Estados Unidos justamente na época em que essa onda chegava à América para transformar para sempre a música e a moda. Em How to look punk (Como parecer punk), que traz na capa as Punkers Pleassant Puss Belinda Carlisse Carlisse e Helen Killer, o autor começa falando que "o punk rock é um mecanismo de defesa da juventude de hoje", como um meio de extravasar emoções antes reprimidas - que em Londres tinha a ver com a crítica sócio-política, em Nova York com a frustração sentida nas ruas e em Los Angeles simplesmente com o ato de sair a noite toda.

Como compor o look

Na sequência Marliz explica uma noção essencial quando se fala de punk, que é justamente a ideia do Do It Yourself (faça você mesmo). Em tom divertido, conta que é mais fácil conseguir um look punk usando coisas comuns que estão pela casa. “Procure nas gavetas, no armário e no porão, acrescente o armazém amigável da vizinhança para ter toda a variedade de acessórios punk anexada às suas roupas”. E quando ele fala “toda a variedade de acessórios punk”, quer dizer grampos, alfinetes, clips de papel, abridor de latinha de refrigerante, medalhas de guerra, correntes da cortina de banho, coleira de cachorro, cadeados, chaves antigas de hotel e até pata de coelho em formato de chaveiro - tudo isso amarrado ou costurado nas suas roupas, fazendo sua moda individual e criativa.

As imagens trazem alguns dos artistas expoentes do estilo, como John Denney e David Trout do Weirdos, Lorna Doom do The Germs, Paul Phraser e Mark Amore do Shock, entre outros, que servem de referência estética.

Muito além de toda a parafernália punk, Marliz dá dicas sobre corte de cabelo e maquiagem, combinações de peças, estampas, fala da opção do visual punk chic citando o grupo de mulheres L.A. Knockers e recomenda roupas de segunda mão vindas dos anos 50 com um toque da psicodelia dos 60. “E não esqueça os óculos com estilo mais feminino, que são in também, particularmente para os new wavers sensíveis.” Vale o click!

  Reprodução
O autor recomenda correntes e alfinetes e, quando o assunto é beleza, diz que os cabelos curtos são melhores
Últimos comentários
  • ANTIFA
    | SC | Abelardo Luz | 28/05/2010

    Pior é quem acredita nessa manipulação, porcos imundos! V.S.F.

  • Êra Punk!!!
    | SP | São Paulo | 18/05/2010

    De tanto os punk apanhar de policia por causa das roupa, alfinete, agora vem esses idiota comenta sobre como se vestir de punk, o movimento punk não é brincadeira nem moda, vai achando que andando por ai usando alfinete e moicaninho da moda vai engoli todos os dentes.

  • Juli
    | RJ | Rio de Janeiro | 17/05/2010

    Se você reparar bem, o título do artigo citado no texto é "como ter um visual punk", e não "como SER punk"... punk é mais do que visual sim - mas sua parte visual é muito rica e interessante, e merece ser discutida e explicada! Sem falar que o tal artigo é de um fanzine punk de 77, ou seja, bastante genuíno...

Leia mais e faça o seu comentário

Nenhum comentário: